domingo, 5 de fevereiro de 2012

Necessário é nascer de novo - Jo 3.7

Você pode ter uma história de vida na igreja. Você pode ter crescido ouvindo falar da vida eterna no céu, você pode ir à igreja todos os domingos e mais, talvez ainda faça inúmeras caridades, mas nada disso garante que você seja um cidadão do Reino dos céus. Nascer de novo é entender que por nossos próprios méritos não alcançaremos o perdão de Deus, mas que somente através de Jesus temos acesso ao Pai, ou ao Reino, ou ao céu.

Existe uma história na bíblia que conta o seguinte: Havia um judeu, chamado Nicodemos, ele era um "líder espiritual" da época e durante um diálogo com Jesus, Jesus o disse: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Nicodemos então, curioso o perguntou: "Como pode um homem nascer sendo velhor? Poderia tornar a entrar no ventre de sua mãe e Nascer?!" e Jesus respondeu:"Na verdade, na verdade te digo... Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."

Por que nascer de novo? É preciso nascer de novo porque a religiosidade não purifica os pecados, e nem gera relacionamento genuíno com Deus. Precisamos nascer de novo porque a Bíblia afirma que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1-3). O problema é que, muitas vezes, a religiosidade nos afasta de Deus, porque a religiosidade se torna uma autojustiça. Muitos pensam assim: porque eu cumpro as regras da igreja e faço o bem aos outros, Deus me dará créditos para apagar os débitos do meu pecado.


Como nascer de novo? O novo nascimento é algo causado por Deus e não pelo homem. A Bíblia diz: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (João 3.5). Quando Deus age na vida de alguém, Ele purifica o coração, perdoa os pecados e derrama o Espírito Santo para que a pessoa seja capaz de obedecê-lo. Quando cremos em Jesus, a pena ou o castigo do pecado é retirado de nós. Fomos julgados na cruz, e o castigo que viria sobre nós, recaiu sobre Jesus Cristo o Filho de Deus.

NÃO SE PODE NASCER DE NOVO, COMEÇAR ALGO NOVO, QUERENDO VOLTAR AO PASSADO. Jesus estava propondo a Nicodemos algo novo, diferente "O reino de Deus", uma vida nova, onde novos valores seriam seguidos e pra isso, os velhos valores e conceitos teriam que ser deixados para trás. Não se deve começar algo novo querendo traçar um caminho que já foi percorrido. Nicodemos se questionou: teria eu que voltar a entrar no ventre da minha mãe? Teria eu que voltar novamente? O engano é querer renascer se voltando ao passado (outras vidas). Se algo novo surge em nossas vidas, devemos trilhar novos caminhos e deixar o passado para trás.

A Bíblia garante que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Se você diz que crê no Senhor Jesus, mas sua vida continua a mesma, seus valores e estilo de vida não refletem Jesus, você precisa se perguntar: SERÁ QUE JÁ NASCI DE NOVO?

E para aqueles que acreditam que precisam voltar ao ventre de alguma mulher pra renascer, lembrem-se!

... ao homem está ordenado morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo [julgamento final] - Hebreus 9:27

É meus queridos....depois do cemitério o assunto é bem mais sério do que se possa imaginar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário